Menu

Prontos-socorros em Brusque

Com um dos maiores IDHs do Brasil, a cidade também é exemplo quando o assunto é saúde de qualidade. Conheça os principais prontos-socorros em Brusque!

Brusque é de um charme sem igual. Isso se deve, principalmente, pela colonização alemã, que trouxe consigo muitas tradições para os setores mais importantes da região, como a Arquitetura e a Gastronomia.

No entanto, com a chegada de outros povos — a exemplo dos irlandeses, poloneses e italianos —, os costumes foram se misturando e transformando Brusque nessa cidadezinha apaixonante que temos hoje.

De cucas deliciosas a festas típicas que chamam a atenção de turistas Brasil afora, a cidade também é destaque quanto ao cuidado com a qualidade de vida de seus moradores. Ela investe na saúde e ocupa posições elevadas em pesquisas oficiais a respeito do assunto.

Nesse sentido, para que você possa compreender o motivo do encanto nacional pela região, trouxemos neste artigo dados interessantes sobre a saúde e os principais prontos-socorros de Brusque. Acompanhe!

Cidade de Brusque no cenário nacional


Brusque tem destaque em muitos aspectos no mercado brasileiro, mas especialmente na indústria têxtil. Afinal, foi aqui que marcas famosas deram os primeiros passos em direção ao reconhecimento mundial.

A Colcci e a Havan são duas grandes marcas que começaram na cidade, fundadas, inicialmente, como pequenas lojas locais.

Esse cenário ainda demonstra outro ponto forte do município: é uma das melhores regiões de Santa Catarina para se investir em negócios. Essa afirmação é feita com base em perfis sociodemográfico, de saúde, de educação, financeiro, de transporte, econômico e de infraestrutura.

Por isso, a seguir, iremos conhecer os fatores que fazem com que Brusque tenha alto índice de qualidade de vida. Confira!

Principais aspectos da qualidade de vida na região


Com um crescimento de 38,71% da população desde o Censo Demográfico realizado em 2000, Brusque alcançou o equivalente a 1,69% da população do Estado de Santa Catarina em 2010.

O principal aspecto ligado à qualidade de vida em Brusque é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) da região, considerado alto (entre 0,700 e 0,799), já que bateu 0,795 em 2010.

O estudo leva em conta os fatores longevidade, renda e educação. No caso da renda, por exemplo, Brusque cresceu 87,22% nas últimas duas décadas, o que fez com que a taxa de pobres passasse de 2,74% em 2000 para 0,89 em 2010.

Outro ponto interessante é que a cidade é destaque em níveis estadual e nacional quando o assunto é educação.

De acordo com estudos realizados para o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), Brusque alcançou uma pontuação de 5.2. Trata-se da maior nota entre as 10 principais cidades de Santa Catarina, sendo que a média estadual é de 5.1, enquanto a nacional é de 4.7.

A saúde em Brusque também é fator positivo. Para se ter uma ideia, conforme dados do Atlas Brasil, a expectativa de vida de quem mora e vive na região passou de 76,2 em 2000 para 78,6 anos em 2010.

Esses números estão relacionados à implantação de projetos e programas sociais municipais, os quais oferecem acesso à moradia, saúde, alimentação e educação, especialmente à população carente.

Principais prontos-socorros públicos e privados de Brusque


Sabendo desse cuidado por parte da cidade de Brusque para com seus moradores e visitantes, principalmente quando o assunto é saúde e qualidade de vida, separamos na sequência os principais prontos-socorros da região.

A seleção traz tanto as instituições que atendem a rede pública de saúde quanto aquelas que são privadas. Assim, independentemente de suas condições ou preferências, você poderá ter conhecimento dos melhores locais para cuidar de si e da sua família. Vamos conhecer quais são eles?

Hospital e Maternidade Dom Joaquim


prontos-socorros em brusque

Com a grande demanda por serviços ambulatoriais e de parto — os quais eram oferecidos, muitas vezes, por freiras e parteiras —, foi fundado em setembro de 1964 o Hospital e Maternidade Dom Joaquim.

A estrutura era simples, mas a ajuda da comunidade e da própria Igreja foi fundamental para que a instituição fosse ampliada, contando com a contratação de médicos e enfermeiros de outras especialidades.

Atualmente, o local oferece diversos serviços, desde cirurgias e exames até internações. Há opções de convênios de sindicatos para atendimento, mas o hospital também traz o meio particular como forma de pagamento.

Desde janeiro de 2019, o hospital atende em regime de plantão nos períodos da manhã (das 7:30 às 12 horas) e da noite (das 18 às 22 horas), com dois médicos plantonistas em cada período. Para entrar em contato, basta ligar para o número (47) 3351-0035.

Hospital Azambuja


prontos-socorros em brusque

Também conhecido como Hospital Arquidiocesano Consul Carlos Renaux, o Azambuja foi inaugurado em junho de 1902, pois a Santa Casa de Misericórdia já trazia serviços de hospital, asilo, hospício e orfanato. Com os atendimentos constantes, a estrutura do local foi se formando.

É um dos hospitais mais reconhecidos de Brusque, com 154 leitos de quartos comuns e mais sete leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele atende tanto convênios quanto o SUS, caso o paciente tenha cadastro.

O hospital também possui centros cirúrgico, obstétrico e de imagem. Este último traz equipamentos modernos para a realização de exames computadorizados, como raio-x, ultrassom, tomografia e mamografia.

O Azambuja está localizado na Rua Azambuja, número 1089, e funciona diariamente, 24 horas por dia. Para entrar em contato, pode-se utilizar os números (47) 3396-2200 e (47) 3354-4809.

Unimed Brusque


unimed em brusque

A Unimed de Brusque foi inaugurada em 1997. O impulso para a sua construção foi o fato de que metade da população médica dos municípios de Botuverá, Guabiruba e Brusque viu a necessidade de se construir um espaço que atendesse aos seus interesses.

Ao longo dos anos, a estrutura da instituição foi se modificando, a fim de oferecer mais serviços e um melhor atendimento para as pessoas.

Hoje, a Unimed de Brusque atende diferentes especialidades e conta até com serviços adicionais, como de exame. No caso, o atendimento é feito pelo plano do próprio hospital ou de forma particular, a depender do médico ou do tipo de problema relatado pelo paciente.

Ela está situada na Rua Guilherme Wegner, número 935, e funciona de segunda à sexta, das 7:30 às 19 horas. Para sanar dúvidas, é possível mandar uma mensagem para (47) 98864-2100 ou falar diretamente com a unidade pelos telefones (47) 3251-2499 ou (47) 3251-2500.

Imigrantes Hospital e Maternidade




Para finalizar nossa lista, temos o Imigrantes Hospital e Maternidade, com seu nome vinculado aos imigrantes de Brusque (ingleses, alemães, poloneses etc.), que ajudaram a construir a história da cidade.

O hospital oferece atendimentos especializados em áreas como Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Gastroenterologia, Nefrologia, entre tantas outras. Devido a isso, há centro cirúrgico, possibilidade de internações, exames laboratoriais e de imagem, maternidade e plantão 24 horas.

Há possibilidade de atendimento por convênios, planos de saúde e sindicatos, todos com desconto para pagamento. Por outro lado, se você não tiver, terá que realizar o pagamento de modo particular.

O Imigrantes está localizado no centro de Brusque, na Rua Pastor Sandrescky, número 148, e funciona diariamente, 24 horas por dia. Para contato com a recepção, pode ligar para (47) 3308-5000.

Venha morar em Brusque e ter mais qualidade de vida no dia a dia


Como você pôde perceber, os prontos-socorros em Brusque têm uma infraestrutura pensada no melhor para os seus moradores, com empreendimentos que atendem, de fato, suas necessidades mais básicas, como a saúde.

Se ainda não conhece a cidade, programe um passeio por aqui e entenda o porquê de Brusque ser destaque em Santa Catarina. Certamente não irá se arrepender de visitar a região e, de quebra, ainda voltará para casa apaixonado pelos encantos naturais e têxteis.

Ainda, caso esteja pensando em se mudar para cá, fale com a gente, pois estaremos de braços abertos para lhe mostrar os melhores imóveis!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)