Menu

FIP em Brusque: a maior feira de moda do sul do Brasil

Aqui no blog da Imobiliária Moresco nós já falamos a respeito de diversas assuntos a respeito de Brusque. Sua colonização germânica, seus principais hábitos, gastronomia e opções de lazer na cidade.

Também já dedicamos alguns artigos para contar para você como aconteceu a industrialização em Brusque, um dos pilares econômicos da cidade e a deixou conhecida como a Capital da Indústria Têxtil. A cidade, inclusive abriga diversas lojas e feiras de modas. 

Hoje, nós vamos falar sobre a FIP em Brusque, a Feira Industrial Permanente, a maior do sul do Brasil.

E não poderia ser diferente, né? Fica com a gente e saiba tudo sobre a maior feira de moda do sul do Brasil.

Brusque, um polo têxtil no Brasil


Brusque está localizada no Vale do Itajaí de Santa Catarina. A região também recebe o nome de “Vale Europeu” por conta das suas raízes culturais, por isso, é necessários voltarmos no tempo para entender melhor.

Os primeiros imigrantes que chegaram a Brusque, em 1860, foram alemães, acompanhados pelo Barão Von Schneeburg. Inclusive, a praça central da cidade recebe seu nome, em homenagem.

Alguns anos se passaram e Brusque começou a receber outros imigrantes europeus. Austríacos, irlandeses, britânicos e poloneses.

Foi no século 19, que muitos poloneses oriundos das indústrias têxteis europeias desembarcaram em massa a Brusque. 

Os imigrantes europeus tinham muito conhecimento na “arte têxtil” pois estavam vivendo no seu continente a revolução industrial, um marco na história da industrialização de diversos setores econômicos. 

Com muito desta experiência no bolso, poloneses e britânicos trouxeram nos navios seus teares, para exercerem a sua única atividade econômica possível: produção de fios e roupas.

Pioneirismo no Brasil


João Bauer, um pequeno comerciante até o momento, em 1890, desenvolveu a primeira tentativa de produção de tecidos no município, contando com ajuda dos tecelões poloneses de Lodz.

A segunda tentativa que logrou êxito aconteceu com o apoio de Carlos Renaux, comerciante que instalou teares de madeira rústicos, construídos pelos próprios poloneses, dentro do depósito de sua casa de comércio em 1892, fundando a Fábrica de Tecidos Carlos Renaux S.A., um dos ícones da indústria no sul do Brasil.

O pioneirismo da área no Brasil fez Brusque ter um destaque imenso na história têxtil. É por isso que a cidade também é conhecida como o “Berço da Fiação Catarinense”. 

E os impactos positivos desta industrialização precoce na região são amplamente sentidos até hoje. A estimativa do IBGE afirma que a população de Brusque tem crescido a cada ano que se passa. Na última década, a cidade ganhou quase 10 mil novos habitantes. 

A industrialização, com certeza, é uma sustentação econômica direta ou indiretamente para todos que vivem em Brusque. Por isso, a cidade comporta diversos estabelecimentos comerciais de grande renome do cenário têxtil do Brasil.

Descubra mais sobre a FIP de Brusque


A abreviação de FIP significa: Feira Industrial Permanente de Brusque. Nada mais justo que a maior feira do sul do país esteja na cidade que é berço da fiação catarinense. 

Fica com a gente, que nós vamos te contar tudo sobre a Feira da Moda. 

Onde fica localizada a FIP?


A FIP está localizada em Brusque, na região do Vale do Itajaí de Santa Catarina. A cidade fica cerca de 108 km de distância da capital, Florianópolis. 

Também está pertinho de Itajaí, Balneário Camboriú e de Blumenau. Mais precisamente na Rodovia Antônio Heil, Km 23, no bairro Santa Terezinha.

Lojas da FIP em Brusque


A FIP é uma Feira de roupas que conta com mais de 200 lojas reunidas em um só lugar, com as melhores ofertas de vestuário da região. 

Abrange os segmentos de moda feminina, masculina, infantil, bebê, acessórios, calçados, cama, mesa & banho, moda íntima e praia, cosméticos e souvenirs.

A estrutura onde a FIP está localizada é um verdadeiro complexo. Abriga espaço kids para as crianças se divertirem enquanto os pais fazem compras, agências bancárias e salões de beleza.

Uma infinidade de opções para quem deseja fazer compras o ano todo. Como a produção é em larga escala, a feira também cumpre com aquela tradição de que em Brusque, sempre tem roupa barata. 

São 18 lojas espalhadas por todo o estado de Santa Catarina e algumas no Rio Grande do Sul. 

De acordo uma pesquisa interna da própria empresa, 97% dos clientes saem sempre muito satisfeitos pela qualidade do produto e atendimento. 

Por isso, se você está na região do Vale do Itajaí, ou então, está pensando onde ir para comprar bastante e barato, já sabe que em Brusque, você vai encontrar uma ótima opção, a FIP. 

Curiosidades


É comum muitos turistas irem visitar a FIP para fazer compras. Normalmente as pessoas que vão até o Vale Europeu separam um dia inteiro da sua agenda, para fazerem as compras. 

E, às vezes, durante as compras bate aquela fome, não é mesmo? Mas, na FIP, você pode fazer suas refeições lá mesmo. 

É por isso que a FIP possui também uma completa estrutura para dar uma maior comodidade aos clientes na hora de suas compras. 

Dispõe de Villa Gastronômica, que reúne diversas opções no ramo alimentício, com as principais opções da culinária local.

Espaço Kids


Levar a criançada junto para fazer as compras pode ser, muitas vezes, uma dor de cabeça. 

Na FIP, elas têm um espaço exclusivo para a diversão, com muitos brinquedos para a alegria ficar completa. 

fip em brusque

Fip Baby


A FIP também tem uma feira especializada para as mamães: a FIP Baby, Feira de Artigos Infantis e Gestantes.

Engloba uma ampla gama de produtos para gestantes e crianças como: roupas, bolsas, frasqueiras, móveis e decoração, acessórios infantis, cama, banho e enxoval. Ou seja, tudo para deixar essa fase tão especial ainda mais aconchegante.

 São mais de 500 m² com expositores de diversos lugares do Brasil e muitas atrações para as crianças.

A feira acontece, todo ano, geralmente, no mês de maio. Então, tem bastante tempo para se programar, não é?

Compras atacado e varejo


Para aqueles que desejam comprar para revender em suas cidades, a FIP também dispõe dessa possibilidade. Por isso, para aqueles que compram para atacado, conseguem um preço especial na hora do pagamento. 

Horário de funcionamento


A feira funciona todos os dias das 9 às 19h. Vale a pena passar no site deles, clicando aqui, antes de se programar para as compras. 

fip em brusque

Venha conhecer Brusque!


Brusque é encantadora em todos os sentidos, não é mesmo? Imagina poder fazer estas compras e viver esta cultura intensa todos os dias? É o que muitos turistas que conhecem Brusque fazem: fixam residência na cidade. 

Além de oferecer essas opções, Brusque também é considerada uma cidade tranquila e oferece muita segurança. A população tem crescido bastante, o que mostra que também está em pleno desenvolvimento. 

Ainda está em dúvida sobre tudo o que ela pode oferecer? Então não deixe de conferir no blog o artigo 6 motivos para morar em Brusque.

Gostou das nossas dicas? Então deixe aqui o seu comentário e até a próxima!

Fique por dentro das melhores oportunidades

Cadastrando-se na nossa newsletter, você receberá em seu email novidades e
informações essenciais sobre o mercado imobiliário

Fique tranquilo, nós também detestamos spam :)